Batismo de arrependimento

Quando João Batista disse que o Reino estava próximo, ele estava profetizando sobre o que Jesus manifestaria e liberaria.

O batismo de João {nas águas) ficou conhecido como batismo de arrependimento. Por isso foi muito estranho e difícil de entender por que Jesus pediu para ser batizado por João. Jesus não tinha pecado

para se arrepender. Mas o batismo de João também fazia parte do anúncio de que o Reino estava próximo. João sabia que não era digno de batizar Jesus. Na verdade, ele confessou sua necessidade do batismo que Jesus traria – no Espírito Santo e no fogo (ver Mateus 3:11). Mas Jesus insistiu. Estar disposto a fazer o que você não se sente qualificado para fazer é, às vezes, o que o qualifica.

Mediante o ato do batismo, Jesus revelou como o Reino estava próximo. Ele se identificava com aqueles a quem veio libertar do pecado. Como o perfeito Filho de Deus, Jesus era completamente sem pecado. Então, por que ser batizado? Este momento foi o que marcou o início de Seu ministério público, um estilo de vida que se tornaria o modelo para as futuras gerações de cristão seguirem. Ele foi intencional em se identificar conosco de todas as formas. Certamente Jesus previu que chegaria.

Um dia quando as pessoas – Seu povo, nada menos do que isso – olharia para Suas obras e acharia serem exclusivas para Ele devido a Sua divindade. Ele estava fazendo um pronunciamento ousado por meio do batismo, declarando a todas as gerações: “O que estou fazendo, você também fará.”

LEITURA REFLEXIVA

ORAÇÃO

Seu Reino foi revelado na Pessoa de Jesus Cristo. Ele mostrou como é carregar e liberar o Seu Reino em minha vida cotidiana. Embora outras vozes tentem me distrair desse exemplo, mantenha meus olhos fixos em Jesus o Autor e Consumador da minha fé. Ele é meu Messias e também é meu modelo de vida. Obrigado Senhor pelo presente de Seu Filho – Jesus! Ele não apenas me trouxe ao Seu Reino, mas me mostrou como viver como cidadão deste Reino.

Extraído do Livro: Hospedando a Presença, Bill Johnson

Deixe um comentário