Experiência traz entendimento

Enquanto os gentios estavam sendo inseridos no Reino, naturalmente surgiam questões que precisavam ser abordadas. Os apóstolos estavam testemunhando um movimento de Deus diferente de tudo o que já tinham visto anteriormente. Um povo que antes não existia como povo estava renascendo na família de Deus. Tiago, o apóstolo em Jerusalém, tirou uma conclusão bíblica dos testemunhos compartilhados. Ele disse: “E isso está em pleno acordo com o que disseram os profetas” (Atos 15:15). É muito provável o que ele diz em seguida era novo para ele, pois não há registro dessa revelação, antes daquele momento.

Para mim é como se Deus tivesse literalmente feito esse trecho das Escrituras saltar no coração de Tiago, enquanto os apóstolos conversavam na Convenção que ocorria em Jerusalém. Em outras palavras, Deus entregou aquele trecho bíblico a Tiago para fornecer embasamento à legitimidade das histórias contadas. A base bíblica é fundamental. Mas, realmente duvido que já tenha havido um grande mover de Deus em que tudo o que aconteceu foi precedido pela revelação — primeiro eles compreenderam, depois a revelação chegou. A fundamentação bíblica veio após o mover de Deus. Repito, é essencial que a experiência possa ser julgada segundo as Escrituras. O fato é que Deus geralmente se move primeiro e depois nos convida à Sua Palavra – talvez só para descobrirmos que precisávamos aprimorar nosso entendimento do que imaginávamos que sabíamos. A experiência realmente nos dá uma compreensão mais completa do que lemos nas Escrituras.

LEITURA REFLEXIVA

ORAÇÃO

Senhor, peço que venha e aprimore meu entendimento com experiências em Sua Presença. Oro para que não venha a colocá-Lo em uma caixa moldada de acordo com meu entendimento sobre quem o Senhor é nas Escrituras. Expanda a forma como eu Te vejo, Pai. O Senhor é verdadeiramente grande e ilimitado.

Extraído do Livro: Hospedando a Presença, Bill Johnson

Deixe um comentário