Batismo de Fogo

João Batista tanto precisava como desejava o batismo de fogo — o batismo no Espírito Santo.

João Batista foi o maior de todos os profetas do Antigo Testamento. Sua responsabilidade, sua unção e seu lugar na história o colocam no topo da lista. Foi Jesus quem apontou notavelmente esse fato em Mateus 11. Mais da metade do capítulo foi dedicado em sua honra.
João tinha muita coisa a seu favor – ele andou no espírito e no poder de Elias, ele quebrou o silêncio do Céu proclamando que o Reino do Céu estava próximo e recebeu o privilégio de abrir o caminho para o Messias.No entanto, de acordo com João, ele não tinha um ingrediente fundamental – o batismo de Jesus. Esse desejo foi manifesto quando Jesus veio a João para ser batizado nas águas. João teve dificuldades para entender como ele poderia batizá-Lo, visto que o necessitado ali não era Jesus.
A perfeição de Jesus revelou um contraste esmagador que fez com que João percebesse sua necessidade. Ele confessou seu desejo: “Eu preciso ser batizado por ti” (Mateus 3:14). Curiosamente, tudo isso aconteceu logo depois que João profetizou: “Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11) — palavras que ainda estavam frescas em sua mente. Este era o contexto de sua confissão. Jesus carregava o que João desejava – o batismo de fogo.
Leitura Diária das Escrituras | Mateus 3:11-12
Oração
Jesus é Aquele que batiza no Espírito Santo e no fogo.
O encontro pelo qual João Batista ansiava me foi dado livremente por causa do sangue de Jesus. Obrigado, Senhor, por este batismo. Eu estou cheio do Seu Espírito. Espírito Santo, o Senhor está vivendo dentro de mim. Eu me alegro por isso, mas também desejo uma manifestação maior da Sua Presença que repousa sobre mim. Sei que está em mim por minha causa, mas que deseja se manifestar para transformar o mundo ao meu redor.

Deixe um comentário