Foco no Propósito

As pessoas estavam perdidas por causa do pecado – assim como haviam perdido o seu lugar de domínio sobre a criação de Deus. Jesus veio para recuperar a ambos.

Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido. Isso inclui tanto a humanidade quanto o que ela entregou ao inimigo no Éden – as chaves da autoridade. Examine a conversa de Jesus com satanás durante a tentação dos 40 dias. Em determinado momento, o diabo oferece a Jesus os reinos da terra em troca de adoração. Ele insinua:

Eu lhe darei todo este poder e a glória destes reinos, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser. Portanto, se você me adorar, tudo isso será seu (Lucas 4:6-7)

Observe a frase “porque isso me foi entregue”. Satanás não poderia roubar isso – foi confiscado pelo inimigo quando Adão deixou o domínio de Deus em decorrência da sua desobediência. Foi algo semelhante a isso que aconteceu quando Esaú abriu mão de sua herança (longo prazo) para ter a gratificação de uma refeição (satisfação imediata) – ver Gênesis 25:29-34. Ali houve um abandono de chamado, propósito e herança.

O diálogo entre Jesus e satanás foi fascinante. Era como se o diabo estivesse dizendo a Cristo: “Eu sei pelo que Você veio. Você sabe o que eu quero. Adore-me-e devolverei as chaves da autoridade pelas quais Você veio” – o diabo piscou, por assim dizer. Neste momento, ele reconheceu que sabia o que Jesus procurava. Chaves! Jesus manteve seu curso, rejeitando a oportunidade de qualquer tipo de atalho para a vitória. Ele veio para morrer e, ao fazê-lo, recuperaria as chaves de autoridade que Deus deu a Adão no Jardim.

LEITURA REFLEXIVA: Atos 2:22-36; Efésios 1:20-23; Apocalipse 1:18

ORAÇÃO

Jesus, o Senhor está sentado muito acima de todo principado – e tem toda a autoridade. É maravilhoso ver que me concedeu a autoridade para usar o Seu nome, expulsar o inimigo e ver situações impossíveis se submeterem a Ti. Como o Senhor gostaria que eu usasse a autoridade que me confiou hoje?

Deixe um comentário